A lavagem das mãos é um processo vinculado ao primeiro desafio mundial para a Segurança do Paciente da OMS, “Uma Assistência Limpa é Uma Assistência mais Segura”, campanha coordenada no Brasil pela ANVISA (Agência Nacional de vigilância Sanitária) e OPAS (Organização Panamericana da Saúde), tendo com um dos principais objetivos a aplicação dos 5 Momentos para a Higienização das Mãos:
A lavagem das mãos é um procedimento de baixo custo e deve ser feita por todos os profissionais de saúde. A mesma é realizada inúmeras vezes de forma incorreta na tentativa de poupar tempo, podendo colocar a vida do paciente em risco. É de extrema importância que os profissionais que atuam na área de saúde, sejam alertados e conscientizados sobre o dever da adesão aos corretos métodos para essa prática.
Todos os semestres nas turmas de primeiro módulo, na disciplina de Introdução a Enfermagem, os alunos do curso Técnico em Enfermagem do IPREPS realizam a atividade prática (dinâmica) de higienização das mãos, como forma de elucidar a teoria repassada em sala de aula. Todos aplicam camada de tinta guache e com os olhos vendados realizam a técnica de higienização das mãos. Desta forma é possível identificar quais são as falhas desta técnica. Na prática real do dia a dia não estamos de olhos vendados, mas os microorganismos são invisíveis a olho nu, o que se assemelha a dinâmica da tinta nas mãos, e assim cada aluno pode avaliar e refletir onde precisa melhorar sua higienização.